quarta-feira, 19 de agosto de 2015

RUA AFONSO DOMINGUES [ V ]

«A ESCOLA INDUSTRIAL AFONSO DOMINGUES ( 1 )»
 Rua Afonso Domingues - (2015) (Antiga entrada para a "ESCOLA INDUSTRIAL AFONSO DOMINGUES" onde funcionou mais de 50 anos - 1897 a 1955 - nas instalações do Convento da Madre de Deus e algumas secções no Palácio Nisa, onde estava também instalada a Casa Pia) in GOOGLE EARTH
 Rua Afonso Domingues - (2015) - (Um troço da "RUA AFONSO DOMINGUES" no sentido Sul, no BAIRRO OPERÁRIO da freguesia de SÃO VICENTE) in  GOOGLE EARTH 
 Rua Afonso Domingos - (1935) - (Cartão de Aluno e Caderno de Notas de "JOSÉ DE SOUSA SARAMAGO", quando estudava na ESCOLA INDUSTRIAL AFONSO DOMINGUES, ano de 1935/1936 no curso de Serralheiro Mecânico, no sítio de XABREGAS) in PRO PORTUGUÊS
 Rua Afonso Domingues - (1950) - Estúdio de Mário Novais - (Oficina de "Torneiro Mecânico" na Escola Industrial Afonso Domingues, nas traseiras do Convento da Madre de Deus em Xabregas e por lá permaneceu cerca de 58 anos)  in  WIKIPÉDIA
Rua Afonso Domingues - ( 1969 ) Foto de João H. Goulart ( Um troço da "RUA AFONSO DOMINGUES" no BAIRRO OPERÁRIO actual freguesia de SÃO VICENTE)  in   AML 

(CONTINUAÇÃO) - RUA AFONSO DOMINGUES [ V ]

«A ESCOLA INDUSTRIAL AFONSO DOMINGUES ( 1 )»

Em 24 de Novembro de 1884, numa casa alugada a "JOÃO CRISTIANO KEIL", na CALÇADA DO GRILO, nº .3 - 1.º , abriu com 53 alunos, a "ESCOLA DE DESENHO INDUSTRIAL AFONSO DOMINGUES", onde eram ministrados os cursos de DESENHO ELEMENTAR e os CURSOS NOCTURNOS de DESENHO INDUSTRIAL.
Mais tarde veio ocupar alguns espaços do "MOSTEIRO DA MADRE DE DEUS" e alguns anexos que pertenceram ao PALÁCIO DOS MARQUESES DE NISA, na RUA DA MADRE DE DEUS em XABREGAS. 
Mais concretamente a partir de 1892, começaram as obras de adaptação de alguns edifícios anexos ao ASILO D. MARIA PIA, cedidas pelo CONVENTO DA MADRE DE DEUS. Em 24 de Dezembro de 1897 era inaugurada, agora em edifício do ESTADO, passando a dispor de melhores instalações.
Em 1900, a "ESCOLA INDUSTRIAL AFONSO DOMINGUES" perfeitamente estabelecida, com relevo para o curso de desenho elementar, de arquitectura e de máquinas. Contava ainda com oficinas de pintura, de fundição, carpintaria e serralharia, pelo que se transformou num importante centro de estudos dos filhos dos mestres  operários da região de XABREGAS.
Como director desta escola, já frequentada por 800 alunos, foi nomeado provisoriamente o professor e escultor JOÃO VAZ, cargo que exerceu até Setembro de 1926. No ano de 1931, sucedeu-lhe na direcção o engenheiro mecânico JOÃO FURTADO HENRIQUES a quem o ENSINO TÉCNICO e esta ESCOLA muito ficaram a dever, a ponto de, entre os professores do Ensino Técnico de todo o país, a ESCOLA INDUSTRIAL AFONSO DOMINGUES passou a ser conhecida pela «UNIVERSIDADE DE XABREGAS».

Com a designação de "ESCOLA INDUSTRIAL AFONSO DOMINGUES" sabemos que no ano de 1934 ainda ali funcionava esta unidade de ensino, por uma informação de que nos deixa o escritor e prémio Nobel da Literatura Portuguesa "JOSÉ SARAMAGO". que foi aluno desta escola.
SARAMAGO, que o dever do trabalho, a disciplina férrea com que sempre a enfrentou, remonta ao período entre 1934 e 1939 ( na idade de 12  aos 17 anos), quando aprendia o ofício de serralheiro mecânico na antiga "ESCOLA INDUSTRIAL AFONSO DOMINGUES" em XABREGAS, para onde se transferia por falta de recursos económicos do "LICEU GIL VICENTE".
Explica no seu terceiro volume dos "CADERNOS DE LANZAROTE", "(...) nessas oficinas iluminadas por altos janelões que davam para a "RUA DA MADRE DE DEUS", obedecia às ordens dos mestres VICENTINO, TEIXEIRA e GIRÃO. Com tanto esmero fazia que no caderno de aluno mediano ficava a brilhar um 15 a Serralharia e outro a Francês". Isto contradiz as suas notas a Português, que não ultrapassaram o 11, mas deixa adivinhar o seu desempenho, entre 1955 e 1981, como tradutor de 48 livros.

O Decreto-Lei nº. 37028, de 25 de Agosto de 1948, implementou um programa de construção de edifícios escolares profissional e o organizou em duas vertentes: adaptação ampliação e melhoramentos e escolas novas. Enquanto outras escolas se optou, apenas, por obras de melhoramentos e adaptação no caso desta escola é decretada a construção de uma nova escola com edifício completo acabando por se instalar, na QUINTA DAS VEIGAS em MARVILA, na "RUA MIGUEL DE OLIVEIRA".

(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUA AFONSO DOMINGUES [ VI ]A ESCOLA INDUSTRIAL AFONSO DOMINGUES ( 2 )».

Sem comentários: