Rua Barbosa Colen - (c. 1953) Foto de Abreu Nunes - (Fotografia aérea do BAIRRO DO ARCO DO CEGO, Praça de Londres , Avenida de Londres e ALVALADE) (ABRE EM TAMANHO GRANDE) in AML
Rua Barbosa Colen - (1962) Foto de Artur João Golart - (A "RUA BARBOSA COLEN" no BAIRRO DO ARCO DO CEGO) in AML
Rua Barbosa Colen - ( 2000 ) - (A "RUA BARBOSA COLEN" do Jornalista e Político, que tem uma RUA, no " in BAIRRO DO ARCO DO CEGO") in ARQUIVO/APS-A CAPITAL
(CONTINUAÇÃO) - RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS ( 5.ª SÉRIE) [ VI ]
«RUA BARBOSA COLEN»
A "RUA BARBOSA COLEN" pertencia à freguesia de "SÃO JOÃO DE DEUS", com a actual introdução da REFORMA ADMINISTRATIVA DE LISBOA DE 2012, passou a pertencer à freguesia do « AREEIRO ».
Começa na "RUA BRÁS PACHECO",15 e termina na "RUA JOSÉ SARMENTO",8 é atravessada pela "RUA BERNARDO PASSOS" e "RUA CÂNDIDO GUERREIRO", fazendo parte do "BAIRRO SOCIAL DO ARCO DO CEGO".
Por EDITAL CAMARÁRIO de 18 de Julho de 1933 a CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA ordenou que a a RUA com o NÚMERO DOIS do "BAIRRO DO ARCO DO CEGO" ( na antiga freguesia de "SÃO JOÃO DE DEUS" passasse a usar o nome de "BARBOSA COLEN", e assim se mantém até aos dias de hoje.
"JOSÉ AUGUSTO BARBOSA COLEN" ( ALMEIDA (1849) - LISBOA (1917), mais conhecido por "BARBOSA COLEN", trata-se mais um caso de POLÍTICO que foi JORNALISTA ou VICE-VERSA.
Nascido em ALMEIDA no ano de 1849, cedo veio para LISBOA, onde se tornou redactor do JORNAL "CORREIO DA NOITE".
A sua amizade e dedicação pelo político "EMÍDIO NAVARRO" traçou a sua vida. Assim, quando este fundou o Jornal "NOVIDADES" ( na antiga RUA DO MUNDO, hoje RUA DA MISERICÓRDIA), "COLEN" deixou o "CORREIO DA NOITE" para seguir o amigo. Era ele, no entanto a alma do novo jornal, inovando os processos e lançando um jornalismo mais moderno e menos oficioso. Cronista das sessões do PARLAMENTO, "BARBOSA COLEN" dava-lhe vida e foi até, em dada altura, convidado para redactor do "DIÁRIO DAS CÂMARAS".
"NAVARRO" seguia a sua carreira política e em breve seguia para PARIS como EMBAIXADOR. Assim, com naturalidade "BARBOSA COLEN" ficou a dirigir o "NOVIDADES". Os seus artigos eram, porém de tal forma combativos que lhe proporcionaram nada menos de quatro duelos ... Antes quebrar que torcer...
Regressando "EMÍDIO NAVARRO" a LISBOA, foi MINISTRO - e "COLEN" para seu secretário. Só pela morte do amigo ( e compadre, já que um filho do MINISTRO, casou com uma filha do jornalista), voltou à Direcção do Jornal "NOVIDADES".
Foi entretanto escrevendo obras de carácter histórico, nomeadamente continuando a obra de "PINHEIRO CHAGAS", na edição da "HISTÓRIA DE PORTUGAL, POPULAR E ILUSTRADA", obra de grande valor e divulgação, editada entre 1899 e 1909. Colaborou com "EMÍLIO NAVARRO" em diversos projectos jornalísticos, destacando-se a sua colaboração nas revistas "BRASIL - PORTUGAL" (1899-1914) e "SERÕES" (1901-1911). Faleceu em LISBOA em 1917.
Os idealistas possuem, regra geral, têm a faculdade de suscitar grandes paixões e grandes ódios. Costumam ser homens (ou) mulheres que por acreditarem piamente nos valores que defendem, não se dobram a facilidades nem a argumentos. Na ronda que temos vindo a fazer pelas "RUAS DE LISBOA" que ostentam nomes de gente ligada aos jornais (Jornalistas "STRICTO SENSU" [ 1 ] e não só) vamos encontrando como exemplos desses persistentes cruzados que defendem sua "dama" contra tudo e contra todos, não vergando.
Alguns deles usaram como emblema absoluto a honestidade, não se deixaram tentar pelos acenos da vida cómoda ou do aproveitamento fácil.
[ 1 ] - "STRICTO SENSU" - a definição da expressão LATINA que significa "em sentido estrito". É utilizada para referir que determinada interpretação deve ser compreendida no seu sentido estrito.
(CONTINUA)-(PRÓXIMO)«RUAS COM NOMES DE JORNALISTAS(5.ª SÉRIE)[ VII ] RUA CAMILO CASTELO BRANCO ( 1 )».
Sem comentários:
Enviar um comentário